terça-feira, 7 de abril de 2015

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO?


Ah, o sonhado visto americano para a terra do consumismo e do fast food!Para alguém que ama viajar, como eu, demorei um bocado para tirar esse visto. Sempre achei que era complicado demais, que ia dar muito trabalho ir ao Consulado em São Paulo e que eu ia ter meu visto negado por algum motivo. Fui adiando até uma hora que vi uma passagem muito barata para os Estados Unidos, e me deu um estalo: ou tiro esse visto logo ou continuarei a perder essas oportunidades.




Sempre que penso em visto americano, me lembro da famosa cena da novela “América” com a Débora Secco atravessando ilegalmente para os Estados Unidos hahaha.

Gente, é muito fácil. Muito mesmo. Os passos para obtenção do visto são: preencher o formulário DS-160, pagar a guia e marcar a ida ao CASV para coletar digitais e ao Consulado para a entrevista. Eu preenchi o meu formulário, o da minha mãe e o de uma colega do trabalho e tudo correu bem. Na internet você vai encontrar inúmeros sites que te ensinam passo a passo como preencher o formulário, que não é difícil, só um pouco trabalhoso porque exige atenção. Vou colocar aqui um resuminho de como foi, para você ver que não tem enrosco para tirar o visto de turismo. 

Primeiro de tudo: entre nesse site https://ceac.state.gov/genniv/


Onde está escrito ”Select a location where you will be applying for this visa” você coloca Brasil e a sua cidade. Depois “Start an aplication”. Preste atenção que será gerado um número no lado direito superior da tela. Anote, que esse é o ID do seu formulário. Depois disso selecione uma frase de segurança e coloque uma resposta para ela, pois se você fechar seu formulário no meio do preenchimento e for retornar para terminar, será solicitada a resposta para a pergunta de segurança que você escolheu, junto com o número de ID e o seu sobrenome. Feito isso, foi dada a largada para começar com o preenchimento. Tudo está em inglês, mas se você colocar o mouse em cima da pergunta aparece a tradução. 

O que mais causa confusão: Na primeira tela vai aparecer o campo “National Identification Number” que é o seu CPF. Nos campos “US Social Security Number” e “US Taxypaper ID Number” marque DOES NOT APPLY, por que nós brasileiros não temos esses números. Na próxima tela sobre o passaporte selecione PASSAPORTE REGULAR, e preencha o número dele e a validade. Preencha seus dados como está no passaporte. 

Mais uma vez marque DOES NOT APPLY no campo “Passport Book Number”, pois nosso passaporte não tem esse número. O visto de turismo é o B1/B2 que serve tanto para passeio ou para o caso de você ter que ir a trabalho.

Daí para frente vão te perguntar quando você vai viajar. Não precisa ter a data exata. Coloque uma estimativa de quando você pretende ir, e não tem problema se depois você mudar seus planos. Você também terá que colocar onde você pretende se hospedar. Procure no Google um hotel/hostel que você ache legal e que esteja dentro das suas condições financeiras e coloque o nome e endereço dele na parte do propósito da viagem e repita os dados do hotel em “Contact Organization in US”. Caso você vá ficar na casa de alguém coloque o nome e os dados dessa pessoa em “Contact Person in US”.

Você vai preencher seu endereço, dados dos seus pais e coisa e tal. Depois terá que responder sobre o seu trabalho, colocando os dados da empresa e descrevendo brevemente (em inglês) o que é que você faz. Atenção: no preenchimento da sua renda mensal, coloque realmente quanto ganha, o que está no seu holerite. Não minta! Vão perguntar sobre quem está pagando a sua viagem. Se for seu pai ou sua mãe que vai pagar a sua viagem, por exemplo, coloque os dados deles e leve uma carta de custeio, um documento nesses moldes aqui em baixo, com assinatura reconhecida em cartório. 


Aqui eu fiquei em dúvida, porque meu salário não é alto e tive medo de ser barrada por isso. Teve gente que falou que seria mais seguro colocar que meu pai pagaria a viagem, mas resolvi colocar a verdade, e torcer para que eles não me achassem pobre demais para o país deles. hahaha

Depois disso tudo vem um monte de perguntas de segurança, do tipo: Você tem alguma doença que vai infectar o povo americano? Você está indo para se prostituir? É terrorista? Já esteve envolvido em tráfico humano? Você trafica drogas? Você vai clicando em “No”, obviamente hahaha.

Quando acabar vai aparecer uma página para você revisar. Olhe atentamente se está tudo certo. Se não estiver volte, corrija e salve. Quando acabar vai aparecer a página de confirmação do envio do formulário, e você tem que imprimir e levar nas entrevistas. Não esqueça!

Agora entre em https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv, Acessar, Cria Conta. Aqui você vai fazer um cadastro rapidinho e pagar a guia. 


É bem tranqüilo e tudo está em português. Você tem que colocar se prefere receber seu passaporte em casa ou retirar no CASV. Na hora de pagar a guia você pode informar o número do cartão de crédito ou gerar boleto. É melhor ser por cartão porque a aprovação já é na hora. O custo da taxa ficou em 450 reais, em Janeiro/2015. 

Depois você vai agendar a entrevista. Vai aparecer primeiro para agendar no Consulado e depois no CASV. Mas atenção: é ao contrário! Escolha a data de ir ao CASV antes da data de ir ao Consulado, pois você tem que coletar primeiro às digitais no CASV. Como eu estava tirando o visto junto com a minha mãe, cliquei na opção “Adicionar família” e já paguei e agendei para as duas. Imprima o recibo do pagamento da taxa e a confirmação do agendamento, que serão gerados na seqüência e leve na entrevistas também, junto com a página de confirmação do formulário.

Depois que eu preenchi o formulário, fomos ao CASV na Vila Mariana em São Paulo. Para chegar lá você pega linha azul e desce na estação Praça da Arvore. De lá são uns 20 minutos caminhando, ou paga 10 reais de táxi (que foi minha opção). Estava marcado para o meio dia, mas chegamos lá às nove horas, e adivinhem: estava vazio e já pude entrar antes do meu horário. Lá o celular tem que estar desligado, mas pode entrar com bolsa pequena, desde que você não leve nada de mais. A oferta de guarda-volumes na rua é grande, e para evitar qualquer confusão preferi deixar todas as minhas coisas em um do lado do CASV. Chorando um pouco o cara baixou de doze reais para cinco reais. Ah muleke!

No CASV você vai apresentar a página de confirmação do formulário, e a página gerada no pagamento da guia, passaporte e só. Vai apresentar na entrada e mais uma vez depois, até chegar a hora de tirar a foto e cadastrar digitais. O cara do guichê foi super bacana, fez piadinhas que eu tinha cara de adolescente de 15 anos. Eles recomendam que no dia da entrevista no Consulado, você leve uma foto 5x7, caso dê pau no sistema deles. O CASV fica na Av. José Maria Whitaker, 370.

Na entrevista: Para chegar ao Consulado é bem fácil. Pegue a linha amarela do metrô sentido Butantã. Desça na estação Pinheiros, e pegue o trem da Linha Esmeralda, sentido Grajaú. Desça na estação Morumbi. O consulado está a uns 10 minutos de caminhada do metrô. Na saída da estação pergunte para qualquer pessoa que vão saber te indicar a direção certa.

Não é permitido entrar com celular, e eu por vias das dúvidas deixei a bolsa também no guarda volumes. Lá também tem vários guarda-volumes, mas não deixe logo nos primeiros da rua, que vão te cobrar vinte reais, e falar que mais perto fica mais caro. Paguei cinco reais em um que ficava exatamente na frente do Consulado. 

Eu levei todos os documentos possíveis, pois sou precavida. Não me foi pedido nada, mas não custa levar: carteira de trabalho, últimos três holerites, declaração de imposto de renda e três últimos extratos da conta corrente, certidão de nascimento e comprovante de residência. Como moro com meus pais e minha mãe também estava tirando o visto, levamos todos esses documentos do meu pai também. 

Tive muita sorte de novo: chegamos às nove horas e a entrevista era ao meio dia também. Entramos direto porque estava vazio. Logo na entrada, um segurança checa seu passaporte. Depois você passa por mais uma checagem onde vai apresentar os dois documentos impressos e o passaporte, por um detector de metais, outra checagem e vai ser direcionado para um guichê para a entrevista.

Fui até surpreendida, pois achei que ia passar por mais uma checagem, quando na verdade já estava na entrevista. Eu estava com muito medo de ter o visto negado, mas fingi tranqüilidade. Como estava com a minha mãe, e tínhamos agendado para o mesmo horário, fomos juntas para o guichê. O cara era muito simpático (fora que era charmosão, ainda mais com o sotaque americano hahaha). Perguntou no que eu trabalhava e para onde eu gostaria de viajar. Perguntou se eu já tinha viajado para outros países. Comecei a falar país por país, e ele me interrompeu falando que já estava bom. Ele pegou o passaporte da minha mãe e fez uma brincadeirinha pelo fato dela já ter ido para o Egito. Perguntou o que ela fazia e há quanto tempo. Ela falou que era funcionária pública a mais de 20 anos e ele fez outra brincadeirinha, falando que 20 anos era muito tempo. 

E foi isso. Ele disse que nosso visto havia sido aprovado. Não demorou nem 20 minutos entre entrar e sair. Muito rápido! Tive muita sorte mesmo, pois já ouvi relatos de pessoas que ficaram horas lá dentro. 

Escolhi a opção de receber o passaporte pelo correio e chegou na minha casa em três dias. O visto nada mais é que uma folhinha colada no passaporte com validade de 10 anos.


Mesmo o cônsul tendo sido muito simpático, não ache que ele é seu parça e não descontraia muito. Fique calmo e nunca minta sobre nada, e só responda o que ele te perguntar de forma clara e objetiva. Só mostre algum documento caso ele solicite, ou se ele parecer que está desconfiando de algo, pergunte se ele gostaria de ver o documento comprobatório. 

Dê resto, boa sorteee! #PartiuNovaYork

Nenhum comentário:

Postar um comentário