A COROA TCHECA

A coroa tcheca não é uma velha que mora em Praga. É a moeda do país. A República Tcheca não adotou o euro, desta forma tem sua moeda específica. Eu troquei um pouco de euros assim que cheguei na Estação Principal, e depois em uma casa de câmbio na Old Town Square. Assim como em Buenos Aires, deve-se tomar cuidado com as trocas de dinheiro, pois você pode ser enganado. 


Em Praga isso é muito fácil já que a disparidade entre o nosso dinheiro e o deles é maior, o que causa confusão. Nunca troque dinheiro na rua, com as pessoas que te abordarem. Quando eu estava dentro da casa de câmbio, na fila, um rapaz mal encarado ficou na porta, do lado de fora, me chamando e tentando me persuadir a desistir e ir trocar com ele. Isso é crime, caia fora.


Em 2012, a conversão era basicamente dividir o valor de algo em coroas tchecas por 10. Por exemplo, uma água custava 35 coroas, ou seja 3,5 reais. 
Foi bem estranho quando eu fui pagar um almoço que custava 150 coroas, com uma nota de 200, e ela me devolveu uma moedinha de 50. Fiquei um tempo encarando a moeda, pois esperava o troco em uma nota de 50, como seria no Brasil. Fiquei com a impressão que tinha sido enganada, mas depois descobri o poder das moedas, diferente do Brasil, que troco em moeda nem parece dinheiro. Então, não jogue as coroas tchecas no fundo da bolsa, porque elas valem muito.

Eu fui gastando as notas e desprezando as moedas. Quando cheguei na Estação de ônibus Florenc para ir á Berlim, vi que estava com milhões de moedas, que não iam me servir na Alemanha. Então gastei tudo com bobeira numa lojinha de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário