terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ENTRE TAPAS E O BAIRRO GÓTICO

O bairro gótico é um dos bairros mais incríveis de Barcelona pelas suas construções e ruazinhas estreitas e escuras. Para chegar lá você pode descer na estação Jaume I do metrô.


É muito vibes andar por lá! Vale a pena você reservar horas do seu dia para se perder por entre os becos e ruelas do Bairro Gótico porque o lugar é surreal! 



Uma paradinha no lindo Palácio de Música da Catalunha, um auditório destinado a concertos de música orquestral e instrumental, mas também que é palco para atos culturais, políticos e peças teatrais. 

Também passei pela Catedral de Barcelona e estava rolando um show animado de música catalã por lá.




Aqui sou eu feliz por ter comprado um chapéu muito barato em uma dessas lojinhas de tranqueiras. Tirei essa foto para mostrar para minha mãe como eu estava cheia de estilo e swing por Barcelonita hahaha.


Mas mesmo as pessoas elegantes e descoladas de chapéu sentem fome. Eu já havia pesquisado que pelo bairro tinha um restaurante vegano e fui atrás, como uma Indiana Jones, desbravando as ruas góticas em busca de comida. 



Esse é o Vegetalia e essa é a melhor comida que provei em Barcelona. Custou 10 euros e veio esse hambúrguer de tofu e lentilhas com cebolas caramelizadas, salada e arroz integral. Divino! 


Falando sobre comida temos que dizer que os espanhóis adoram “tapear”. Calma, não é te enganar. Tapas são petiscos servidos para acompanhar os drinks. “Você quer dizer porções, Ebony? O que isso tem de novidade?”. Tem diferença. 

As tapas são culturais. Os espanhóis adoram sentar em um bar ou restaurante, em um fim de tarde, pedir uma bebida, umas tapas e jogar conversa fora. Até existe a expressão “tapeo” ou “ir de tapas” que é quando os amigos combinam de ir parando de bar e bar e petiscando e bebendo. Nossas porções normalmente não são tão pequenas e servem muito bem mais de duas ou três pessoas. Já as tapas são servidas em pequenas porções, portanto é normal que cada pessoa peça mais de uma tapa para ir beliscando e provando de tudo um pouco. E o mais legal: é comum encontrar bares que servem uma tapa grátis quando você pede uma bebida. 

As mais famosas tapas são as patatas bravas (batata fritas com molho picante), os croquetes de frango ou presunto, pão com tomate, embutidos, pimentão recheado, anéis de lula, tortillas (omelete espanhol) e outras opções ao infinito.

O mais interessante é que existem várias lendas para explicar esse costume dos espanhóis. Uma é a de que começaram a ocorrer muitos acidentes com gente bêbada dirigindo carroças então os donos das tavernas começaram a servir petiscos que eram colocados em um pratinho em cima dos copos de cerveja e vinho para que os beberrões se lembrassem de comer antes de encher o bucho de cachaça. Ou seja: aperitivos para tapear a bebedeira. 

Outra teoria é a de que o Rei Alfonso X ficou doentinho e por isso lhe receitaram que bebesse algumas taças de vinho ao dia (eita médico bão) e então ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para não ficar chapa-crazy. E também tem a lenda de que os garçons das tavernas cobriam os copos com algum pires para não cair moscas, e com o tempo, tiveram a excelente idéia de colocar uns queijinhos e azeitonas para agradar os clientes. Das três histórias eu prefiro acreditar na do Rei por que não tem nada melhor do que remediar doença com comida e vinho hahaha.

Mas tenho uma confissão: viajando sozinha perde-se a graça das tapas. Não achei tão legal pedir algumas tapas e ficar comendo forever alone, sem ter com quem conversar entre um gole e uma abocanhada. Da próxima vez quero voltar cheia de friends para Barcelona para esbanjarmos em curtição e petiscos.


Aqui estão alguns croquetes e pães com tomate e presunto que pedi em um bar a beira da praia de Barceloneta. Mas na verdade estas tapas só tapearam meu estomago e mais tarde eu tive fome/lombriga/gula de jantar. 

Parei em um restaurante com cara de rico, luz baixa e pessoas lindas. Pedi um nhoque de abobora com queijo que tinha tudo para ser delícia. Tirando a parte de que não era delícia e que quando fui urinar tinham quatro baratas gordas correndo pelo banheiro do restaurante. Sim, eu tive tempo para contar enquanto estava em cima do vaso sanitário aterrorizada bolando um plano para escapar impune ao ataque daqueles animais impiedosos. Que uó! 

Ainda tem mais um post de Barça com mais Gaudí e logo mais estarei contando sobre a terra do bacalhau e meus dias de glória por Lisboa. Beijo<3

Um comentário:

  1. Cheguei de Barcelona tem 1 semana voltei 16 de junho, fiquei 6 dias por lá, fiquei hospedado no Adagio Gastronomic no bairro gótico, hotel e restaurante de tapas ao mesmo tempo, pena que fiquei pouco tempo na cidade, queria ter aproveitado mais!Mas já tinha passagem marcada para Roma onde fiquei 10 dias, pretendo ano que vem ir a Valência, Milão, Veneza e talvez dar um pulo na parte italiana da Suíça.Anexei seu blog aos favoritos, vim aqui por acaso, estava pesquisando umas coisas no google sobre Barcelona e fiquei curioso com o blog. Vc viaja muito também né? É ótimo conhecer novos lugares, belas fotos que vc tirou(sou fotógrafo) e amo fotografar minhas viagens, as suas fotos ficaram show, especialmente as que vc aparece.
    Espero logo poder ver mais coisas do seu blog.
    Beijo e boas viagens

    Fábio

    ResponderExcluir