quarta-feira, 5 de julho de 2017

AS DELICIAS DE LISBOA


Ê, Lisboa! 

Começamos uma série de posts sobre essa terra bacalhuda que me fez feliz demais!

Depois de 12 horas de atraso no voo de Barcelona para Lisboa(conto como foi ter um voo cancelado aqui), cheguei em terras portuguesas na madruga, totalmente boladona e cansada, rezando por uma cama e um banhinho quente.

O Aeroporto Humberto Delgado é muito perto do centro de Lisboa, portanto eu recomendo que o trajeto até o centro seja feito de táxi, pois você não deve gastar muito mais que 10 euros. Eu tinha feito amizade com um casal de idosos muito fofos durante o voo que iam para o mesmo lado que eu, e, portanto dividimos um táxi até a Praça do Comércio, uma das maiores praças da Europa situada à margem do Rio Tejo.

Fiquei hospedada no hostel Travellers House, que fica localizado na Rua Augusta, bem pertinho do Arco da Praça do Comércio. 


Esse hostel freqüentemente tem sido listado como um dos melhores albergues do mundo e é minha dica de hospedagem em Lisboa sem dúvida.


Que amor por este lugar! A localização é excelente, a área comum é uma delícia, os quartos compartilhados são amplos e o melhor de tudo: toda noite tem uma festinha regada a vinho! Mas não é só isso: eles promovem muitos passeios com saída do hostel durante o dia e tours a noite para casas de fado e baladas pela região. Eu fiz estes tours e vou contar para vocês nos próximos posts.

No dia seguinte, fui para a praça pegar um bondinho para ir comer os famosos pastéis de Belém, em (pasmem) Belém. 


Durante o dia, a Praça do Comércio fica ainda mais maravilhosa.


Ali na frente do Arco, passa o bonde que vai para Belém. Você pode optar por ir de ônibus ou trem, mas eu achei a ideia de ir de bonde mais legal. São 25 minutos de trajeto até Belém. 


Pedi para descer na frente da Fábrica de Pastéis de Belém.


Desde 1837, com uma receita que eles não revelam para ninguém, são feitos os mais famosos pastéis de nata do mundo todo. E sim eles vão te seduzir! Tostadinhos na medida exata, do tamanho certo para o prazer degustativo, eles são super baratinhos e deliciosos e macios e docinhos e cremosos e suculentos. Deu para entender, né? :)


Logo a frente está a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão do Descobrimento. Você pode comprar o combo da visitação da Torre e do Mosteiro por 10 euros, o que vale super a pena.



De volta a Baixa (ou centro de Lisboa) fui almoçar em um restaurante que havia visto pela internet, que fica na Praça do Comércio, chamado Martinho da Arcada

Era neste restaurante que Fernando Pessoa passava a tarde escrevendo e se encontrava com amigos próximos. O dono do restaurante mantém até hoje a mesa favorita de Pessoa, essa que eu tirei foto.


O bacalhau deste lugar é maravilhoso. Até então eu nunca tinha comido bacalhau, por que não gosto de peixe. Mas por insistência do garçom resolvi pedir o Bacalhau à Martinho, prato mais famoso da casa, acompanhado com um taça de vinho. 


Se morresse neste momento, teria morrido feliz! A noite saí com o pessoal do hostel para um rolê pelo Bairro Alto, um dos bairros mais movimentados e badalados de Lisboa. Conto no próximo episódio :))

Nenhum comentário:

Postar um comentário